divisor

Mais recursos para o site

aplicativosA internet é um espaço de constante inovação. Todos os dias surgem novos sites com ferramentas úteis e recursos bastante funcionais para apresentar uma ideia ou garantir melhor comunicação. São os aplicativos on-line. Essa realidade já é conhecida pela maioria das pessoas que usam a web com mais frequência. O que muita gente ignora é que as inovações existentes podem fazer parte das postagens em sites e blogs. Isso é possível através de recursos de incorporação para compartilhamento de conteúdo. Muitas empresas disponibilizam esses aplicativos na web por um custo baixo ou até gratuitamente.

O exemplo mais conhecido é o Youtube.com que permite ao usuário postar um vídeo com qualidade para ser compartilhado em diversos sites, blogs e redes sociais. O Ustream.tv garante ótima solução para transmissão de vídeo ao vivo além de permitir gravação e conversas via chat com o público que estiver assistindo. O Issuu.com permite publicar um conteúdo como se fosse uma revista on-line dentro do site com paginação e zoom. O Slideshare.net, outro aplicativo com incorporação liberada, garante o compartilhamento de apresentações on-line.

Quando a necessidade de funcionalidades é maior, alguns sites cobram uma assinatura mensal, mas escolas, universidades e professores podem contar com opções acadêmicas por um valor mais econômico. É o caso do Mindmeister.com que oferece recursos para fazer um mapa conceitual na web. Uma ferramenta que gosto muito e que também permite a incorporação em sites e blogs é o Prezi.com, um poderoso aplicativo para fazer apresentações mais dinâmicas com opções gratuitas e pagas dependendo das necessidades. Veja o exemplo abaixo que fizemos para apresentar os trabalhos da Midiamix:


Clique no sinal de play ou em "More" (aguarde carregar) para opções de Autoplay ou Fullscreen. Pode-se usar o mouse ou as setas para direita e esquerda.

Diante de tantos recursos e ferramentas, o editor de um site deve assumir-se como um curador digital preocupado com o conteúdo a ser apresentado e também com a forma ao adotar esses aplicativos. A tecnologia não deve ser usada porque está na moda ou vai deixar o site mais moderno. Um vídeo, um slide e um mapa conceitual devem servir aos objetivos editoriais da publicação digital para não se transformarem em simples acessórios. Conhecer essas e outras ferramentas pode garantir uma escolha mais adequada na hora de postar a mensagem.