divisor

Livro fortalece a educação infantil

capa do livro Fontes da educação infantilCom o objetivo de qualificar as coberturas jornalísticas sobre temas relacionados à educação infantil, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação) e a Fundação Orsa organizaram o livro Fontes para a educação infantil, editado pela Cortez com lançamento em Brasília, Belém e São Paulo, além de ter sido apresentado no Fórum Social de Educação, em Porto Alegre (RS).

O projeto, que recebeu a consultoria técnica da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), conta com a seção “O que é, O que é”, elaborado a partir do Dicionário Interativo da Educação Brasileira, desenvolvido pela Agência EducaBrasil, parceira da Midiamix na produção de conteúdos editoriais na área educacional. São 38 definições de termos fundamentais para entender melhor a educação infantil.

Na seção “Pontos Cardeais”, há dois textos introdutórios sobre o tema. No primeiro, o enfoque é para a importância desse nível de ensino no desenvolvimento pleno do ser humano. No segundo, são apresentados os resultados do Seminário “A Cidadania Antes dos Sete”. Em "Quem é Quem", temos a relação de 77 instituições com atuação na área de educação infantil, fornecendo dados básicos como endereço, contatos, breve descrição e profissionais da instituição. O livro, que foi dividido em oito partes, aborda ainda sugestões de pauta, de livros, de links e muito mais.

Governos, organismos internacionais e da sociedade civil de diversos países têm tratado a educação e o cuidado na primeira infância (0 a 6 anos) como assunto prioritário. No Brasil, a educação infantil é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988 e, a partir da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de 1996, passou a ser definida como a primeira etapa da educação básica. Nesse contexto, o livro Fontes para a educação infantil, que também tem uma versão on-line www.fonteseducacaoinfantil.org.br, pode ser considerado um importante instrumento para fortalecer a chamada “cidadania antes dos sete”.

Fontes para a educação infantil
ISBN: 8524908963
Ano: 2003
Editora: Cortez
Organizador: Fundação ORSA
Idioma: Português
Acabamento: Brochura
Peso: 0,515 kg
Formato: 16 x 23
Edição: